Questão
Faculdade de Medicina do ABC - FMABC
2017
Fase Única
and-34-Quando-eu-era102bf808735
"Quando eu era jovem, andava nos ônibus da Green Line para ir à escola. Eles eram bem cuidados e agradáveis e definiam uma cidade com suas rotas. Hoje, a proprietária gestora dos ônibus é a 'Arriva'... sua finalidade principal parece ser ligar suburbanos isolados a enormes shoppings, muitas vezes sem qualquer referência à lógica da geografia urbana. Não há uma nenhuma rota que cruze Londres."

(Tony JUDT. Pensando o século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 380)



O historiador Tony Judt faz observações agudas sobre aspectos da vida urbana em Londres. Sobre elas é possível afirmar que ele 
A
nota, como um problema, a existência de subúrbios isolados do conjunto da cidade, cuja ligação mais ativa é com shoppings, e não com o espaço urbano pleno.
B
percebe, como um avanço, uma rota mais racional da linha de ônibus citada, que atualmente foge do problema de ter que atravessar a cidade densa de Londres. 
C
critica a Londres de sua juventude porque ela não garantia aos suburbanos isolados acesso às formas mais avançadas de consumo situadas nos grandes shoppings. 
D
lamenta que as pessoas do subúrbio não mais frequentem o centro de Londres, mas admite que isso é um avanço pela maior eficiência de acesso ao consumo.