"Representação: é essa a ideia que norteia a construção de um mapa. Ocorre que, obviamente, o tamanho e a complexidade do planeta não cabem no papel. Assim, é preciso fazer escolhas para conseguir mostrar, num espaço tão restrito, o máximo daquilo que comporta o mundo real Dessas escolhas é que resultam as diversas maneiras de representar um território, que pode se dar a partir de locos variados, com seus aspectos variados, como seus aspectos físicos, políticos ou culturais. Cada um desses recortes, por sua vez, abarca outras subdivisões; a representação física do planeta, por exemplo, engloba mapas de hidrografia e relevo, entre outros."
Guia do Estudante, 2011, Geografia. Vestibular mais ENEM.
Leia as informações que seguem e identifique as diferentes formas de representar o espaço geográfico.
1. Este recorte mostra os continentes divididos em países, os países divididos em regiões e estes em cidades. Seu objetivo é simplesmente demarcar os limites entre terras.
2. Este recorte que comporta várias subdivisões permite enxergar as características de uma região a partir das atividades econômicas lá desenvolvidas e do nível de desenvolvimento social de cada região.
3. Este recorte mostra a distribuição da população pelos convenentes, movimentos de migração e taxa de urbanização. Sua principal aplicação se liga à implementação de políticas públicas.
4. Este recorte descreve o tamanho da área geográfica, seu relevo e sua hidrografia, entre outros aspectos.
As representações descritas nos itens acima são, pela ordem: