Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2004
1ª Fase
and-34-num-primeiro81925ce099
[...] "Se, num primeiro momento, o que se observa são movimentos relativamente simples de exploração da mata - numa relação que confunde colonialismo com extrativismo -, a efetivação do domínio toma feições de uma delimitação geometrizada do território pela via das capitanias hereditárias, mas se consolida pela destruição da mata atlântica e sua substituição pela cana-de-açúcar".[...]

SANTOS, Douglas. A reinvenção do ESPAÇO. São Paulo: EDUNESP, 2002.

De acordo com o exposto e os seus conhecimentos sobre as relações citadas, identifique a alternativa correta.
A
A cana-de-açúcar, gimnosperma que produz sacarose, foi um produto extrativo de grande importância econômica no período colonial brasileiro e contribuiu para alterar a paisagem florestal.
B
Com a divisão do território brasileiro em capitanias hereditarias, desenvolveu-se, em alguma delas, a plantação de cana-de-açúcar - angiosperma que produz a sacarose, composto por glucose e frutose – intensificando-se o desflorestamento, que se estende até os dias atuais.
C
A geometrização, da qual resultou o mapa do atual território brasileiro, demonstra a extinção das capitanias hereditárias quando da criação do Governo Geral, no Brasil Colônia.
D
o traçado contemporâneo da divisão territorial brasileira foi determinado no período colonial, ao contrário da exploração econômica do bioma citado no texto, localizado na região central do país.
E
O colonialismo tem, na atividade extrativa, o seu único meio de acumulação de capitais; portanto, explorar as reservas vegetais significa manter a riqueza por mais tempo.
F
I.R.