Questão
Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras - SLMANDIC
2021
Fase Única
anemia-falciforme-e1699812fdd4
A anemia falciforme é uma doença hereditária de caráter autossômico recessivo que afeta os glóbulos vermelhos. O gene mutado codifica a hemoglobina humana adulta, que é responsável pelo transporte de gases no sangue. Indivíduos homozigotos para a mutação apresentam glóbulos vermelhos anômalos e desenvolvem anemia grave e uma série de danos aos órgãos que resultam em morte precoce. Uma das abordagens terapêuticas atuais é a reativação de genes que controlam a produção de um outro tipo de hemoglobina (a hemoglobina fetal). Em um estudo recente, pesquisadores editaram o genoma de células tronco hematopoiéticas de um paciente com a doença e inativaram o gene BCL11A, responsável por reprimir a expressão de hemoglobina fetal na vida adulta. Com o gene BCL11A inativo, o paciente passou a expressar hemoglobina fetal e teve uma considerável melhora no quadro clínico.

Frangoul, et al. CRISPR-Cas9 Gene Editing for Sickle Cell Disease and β-Thalassemia, N Eng J Med, 2021.

O esquema abaixo ilustra a técnica.



De acordo com as informações dadas e os seus conhecimentos, assinale a alternativa verdadeira.
A
Considerando que o paciente seja casado com uma mulher heterozigota (portadora de um alelo recessivo para a anemia falciforme), e que eles venham a ter um filho anos depois da terapia gênica, a chance de que a criança herde o genótipo homozigoto recessivo para a doença permanece a mesma de antes da terapia.
B
Como a edição foi realizada nas células-tronco hematopoiéticas, espera-se que, após algum tempo, essa alteração genômica seja identificada em todos os tipos celulares do organismo do paciente.
C
Se anos após a terapia o paciente tiver filhos portadores de dois alelos recessivos para a anemia falciforme, a criança não manifestará os sintomas graves da doença pois herdará o gene BCL11A editado do pai.
D
Os glóbulos vermelhos são as únicas células do paciente que apresentarão a edição do gene BCL11A em seu genoma, portanto, essa característica não pode ser transmitida para a próxima geração.
E
Espera-se que, após a terapia, os descendentes do paciente também expressem níveis mais altos de hemoglobina fetal na vida adulta.