Questão
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
2012
Fase Única
anfibios-nunca891322501f
Os anfíbios nunca se libertaram da dependência da água. Ainda hoje fertilizam os seus ovos e se desenvolvem a partir do estágio de girino em lagos, rios e poças. Em contrapartida, as primeiras fases do desenvolvimento embrionário dos répteis ocorrem dentro do ambiente aquoso do ovo fecundado. Esse encapsulamento foi uma brilhante inovação evolutiva comparável ao realizado pelas plantas produtoras de sementes. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 176).

A análise das informações e o conhecimento sobre a evolução e a adaptação do grupo dos vertebrados ao ambiente terrestre, permite afirmar:
A
A migração dos vertebrados para o ambiente terrestre estabeleceu o início da presença dos animais a um novo tipo de ambiente já ocupado e dominado pelos vegetais.
B
Aves e mamíferos devem parte da sua adaptação ao ambiente terrestre às inovações evolutivas desenvolvidas e estabelecidas durante a evolução bem sucedida realizada pelo grupo dos répteis.
C
O desenvolvimento de um exoesqueleto ósseo presente em todos os vertebrados serviu como uma estratégia bem sucedida na capacidade desses animais de sustentar o corpo no ambiente terrestre.
D
Durante a sua metamorfose, os anfíbios incorporam estruturas associadas à respiração e à reprodução, que permitiram, durante o curso da evolução, o absoluto domínio desse grupo ao ambiente terrestre.
E
A menor disponibilidade de oxigênio no ambiente terrestre, se comparado ao ambiente aquático, é considerada, junto com a tendência à desidratação, como um dos principais fatores que dificultam a adaptação dos seres vivos a esse tipo de ambiente.