Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
anos-1960-artista78a37106bf
Nos anos 1960, o artista plástico brasileiro Cildo Meireles realizou intervenções artísticas com carimbos em notas de um cruzeiro perguntando: QUEM MATOU HERZOG?". Meireles costumava gravar em seus trabalhos deste período a frase: “A reprodução desta peça  é livre e aberta a toda e qualquer pessoa”, ressaltando a problemática do direito privado, do mercado e da elitização da arte. Recentemente, essa prática voltou a ganhar destaque:



Sobre a relação entre arte e política na atualidade, é CORRETO afirmar que: 
A
As notas carimbadas sinalizam uma ação na qual a arte é  mobilizada com o objetivo de propor denúncias, críticas sociais e práticas de resistência.
B
A problematização proposta por Cildo Meireles não encontrou ressonância em outras formas artísticas durante o período da ditadura civil-militar.
C
A prática inaugurada por Cildo Meireles democratizou o mercado de artes no Brasil, fazendo com que as obras deixassem de ter valor econômico.
D
A Constituição brasileira proíbe expressamente a manifestação artística fora de espaços institucionais tais como museus e galerias de arte.
E
A intervenção nas notas expressa o respeito a um dos símbolos mais importantes da democracia brasileira: o dinheiro.