Nos anos 1990 era um clichê que o chamado “Consenso de Washington” refletia as prioridades alinhadas de dois “Washingtons”: o das instituições internacionais lá sediadas e o do governo americano, com o último conduzindo o primeiro em grau significativo. Todavia, atualmente alguns economistas, como Daniela Gabor, afirmam estar ocorrendo a passagem de um “Consenso de Washington” para o “Consenso de Wall Street”. Assinale a opção que corresponde à afirmação coerente com o real significado dessa perspectiva interpretativa dos novos rumos da economia global.
Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2024
2ª Fase
੦ Geografia
੦ Geografia
Globalização
Capitalismo (conceitos e histórico)
anos-1990-era-cliche738fceca1c
A
- “Consenso de Wall Street” é um termo criado para designar um paradigma emergente, na economia do desenvolvimento, que promove a mobilização do financiamento privado como uma prioridade do desenvolvimento, com efetivo apoio do setor público, o qual aceitaria assumir alguns riscos dos investidores privados a fim de os persuadir a investir em seus países.
B
De acordo com essa formulação, os países do Norte Global estariam subordinados ao capital financeiro emergente dos países do Sul Global, os quais, por sua vez, terão sua capacidade de influência política e econômica significativamente aumentada, concorrendo em pé de igualdade com aqueles graças ao apoio multilateral do Centro Financeiro de Wall Street.
C
Os países do chamado Sul Global são encorajados a aumentar a sua presença estatal em setores tais como infraestruturas, água, adaptação climática, saúde, educação e segurança pública, bem como a implementar políticas que reduzam a participação e a capacidade do investimento estrangeiro direto.
D
A passagem da assertiva do “Consenso de Washington” para o “Consenso de Wall Street” tem a ver com a mudança da capital dos EUA para Nova Iorque, estando em Wall Street a nova sede do governo americano.