Os anos iniciais da República no Brasil (1889 – 1902) foram marcados por uma instabilidade sentida em diversos planos da vida social e política. Entre os fatores que condicionaram essa instabilidade, podemos identificar:
Questão
Universidade de Passo Fundo - UPF
2012
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
anos-iniciais559344f630
A
A unanimidade de projeto político entre os vários grupos e lideranças que organizavam o governo republicano, fazendo com que não houvesse alternativa para enfrentar os problemas surgidos com a nova forma de governo.
B
A ocorrência de revoltas e conflitos armados de proporções inesperadas, pondo em xeque a manutençãodo próprio sistema republicano e apontando, em particular no caso da Guerra de Canudos, na Bahia, para o caráter democrático e popular do novo regime, fazendo com que as elites oligárquicas do Nordeste ficassem fora dogoverno proclamado em nome da ordem e do progresso.
C
A permanência de militares no controle do poder executivo federal, instaurando um governo autoritário, que cerceava as pretensões federalistas e descentralizadoras das oligarquias regionais e fomentava a rivalidade entre civis e militares, como ocorreu na Revolução Federalista no Rio Grande do Sul.
D
A alta generalizada do custo de vida, ocasionada pelo Encilhamento, o qual, ao aplicar uma política de contenção monetária, em função da política de valorização do café, contribuiu ainda mais para a falta da moeda e a permanência da inflação.
E
A exclusão dos militares do poder republicano, pois imediatamente após a Proclamação da República, a oligarquia cafeeira paulista, de caráter civil, passou a controlar todas as decisões políticas.