A anóxia neonatal é definida como a ausência de oxigênio nas células do recém-nascido. O oxigênio é um elemento absolutamente essencial para a atividade metabólica. É somente na presença do oxigênio que as células animais conseguem retirar a energia química dos alimentos para a manutenção da vida. Bastam alguns minutos sem esse elemento para que as atividades celulares cessem e se inicie o processo de morte celular. Quando isso acontece, os órgãos que mais sofrem são justamente os que possuem maior atividade metabólica, como o cérebro, o coração e os rins. Geralmente, o organismo humano consegue suportar pelo menos cinco minutos de anóxia sem o aparecimento de lesões orgânicas. Quando esse tempo é ultrapassado, as células começam a morrer, levando a sequelas graves e irreversíveis ou a óbito.
A anóxia neonatal é uma das maiores causas de deficiência mental no Brasil. Essa situação é lastimável, principalmente porque a maioria dos casos poderia ser evitada apenas com boa assistência obstétrica e pediátrica na hora do parto. As principais causas de anóxia são os partos complicados, demorados e não assistidos, que interrompem o fluxo sanguíneo placentário para o feto (anóxia intrauterina), a obstrução das vias aéreas do recém-nascido por secreções, sangue, líquido amniótico ou mecônico (evacuação fetal) e a apneia do recém-nascido (deficiência do centro respiratório em iniciar o processo ventilativo). É devido a esses riscos que a Medicina está abandonando a prática de realizar partos domiciliares e preferindo a segurança de instituição hospitalar que disponha de recursos como oxigênio para a reanimação e aspirador para a retirada das secreções acumuladas durante a passagem pelo canal do parto.
Disponível em: <http://www.docsystems.med.br/puericlt/anoxneol.htm>. Acesso em: 23/09/2016 às 10h15min (fins pedagógicos)..
a) A qual processo biológico o texto se refere quando diz “é somente na presença do oxigênio que as células animais conseguem retirar a energia química dos alimentos para a manutenção da vida”?
b) Qual é o papel do oxigênio nesse processo?
c) O cordão umbilical é uma estrutura que liga o feto à placenta. Segundo o texto, a anóxia intrauterina resulta da interrupção do fluxo sanguíneo da placenta para o feto. Sabe-se que essa comunicação entre o feto e a mãe se dá por meio de 3 vasos sanguíneos, duas artérias e uma veia, envoltos por uma substância gelatinosa, a geleia de Wharton. Quais são as consequências imediatas para o feto em caso de obstrução das artérias? E em caso de obstrução da veia?
d) O âmnion é um anexo embrionário, assim como o córion. Cite dois anexos embrionários que estão atrofiados nos mamíferos, porém são desenvolvidos em aves e répteis. Por que estão atrofiados nos mamíferos? Qual a importância evolutiva dos anexos embrionários?