Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2005
Fase Única
anti-globalizaca-outra98d0d7da31
“A anti-globalização, a ‘outra’ globalização tão sonhada por Milton, talvez esteja dando de fato seus primeiros passos. É preciso, mais do que nunca, acreditar. Sonhar com um mundo igualitário e cosmopolita como nestas manifestações de mais de um milhão de pessoas é 
sonhar com inúmeros Iraques - e EUAs e Inglaterras - mais dignos, livres de líderes prepotentes e ideologias sectárias, lutando a verdadeira guerra, contra a ditadura da miséria, fundamento primeiro de toda dignidade humana.” 

(HAESBAERT, Rogério. Disponível em: <http:// www.cibergeo.org/agbnacional/ documentos/textoaberto150.html>. Acesso em: 20 nov. 2004.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
A
As manifestações destacadas são, para o autor, indicativos de que os atuais projetos societários impostos pelos governantes destoam dos anseios coletivos por dignidade e paz.
B
O combate ao terrorismo internacional por parte dos EUA é tomado pelo autor como estratégia de eliminação de toda prepotência e sectarismo que atentam contra a dignidade humana.
C
A capacidade de mobilização conjunta demonstrada pela população dos EUA, Inglaterra e Iraque é, para o autor, uma prova de que da luta contra a guerra emana a possibilidade de fusão das nações.
D
A crítica à intolerância dos líderes dos Estados hegemônicos aos movimentos pacifistas está manifestada no texto, que conclama a população dos EUA, Inglaterra e Iraque à eliminação desses.
E
A globalização totalitarista empreendida pelos EUA, Inglaterra e Iraque é, para o autor, o reflexo de suas políticas conjuntas de disseminação da intolerância entre os povos.