Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2013
2ª Fase
antropologa-norte122d78d7cd5
A antropóloga norte americana Margaret Mead, em sua obra “Sexo e Temperamento” pesquisa sobre o condicionamento das personalidades sociais de homens e mulheres. Descreve os comportamentos típicos de cada sexo em três culturas diferentes da Nova Guiné da seguinte maneira: “Numa delas (os Arapesh), homens e mulheres agiam como esperamos que mulheres ajam: de um suave modo parental e sensível; na segunda (os Mundugumor) ambos agiam como esperamos que os homens ajam: com bravia iniciativa; e na terceira (os Tchambuli) os homens agem segundo o nosso estereótipo para as mulheres, são fingidos, usam cachos e vão as compras, enquanto as mulheres são enérgicas, administradoras e parceiras desadornadas.”

MEAD, prefácio à edição de 1950.

Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa correta.
A
O sexo, no seu aspecto biológico, é o fator determinante dos temperamentos masculinos e femininos nas diferentes sociedades.
B
O condicionamento cultural é de fundamental importância na definição de temperamentos e de papeis sociais de homens e mulheres nas diferentes sociedades.
C
As diferenças biológicas entre homens e mulheres determinam todas as diferenças culturais associadas aos sexos, moldando temperamentos e papéis sociais de homens e mulheres.
D
Em qualquer sociedade homens são fortes, agressivos, dominadores, calculistas, controlam as relações sociais e sexuais; as mulheres são frágeis, submissas, passionais, temperamentais, vaidosas.
E
Homens e mulheres são morfologicamente diferentes, portanto apresentam diferenças de temperamento e de aprendizado, uns sendo mais aptos para algumas tarefas sociais e papeis sociais que outros.