Em relação aos conflitos étnico-nacionais entre árabes e judeus e os impactos sócio-espaciais decorrentes desses conflitos, é INCORRETO afirmar:
Questão
Universidade Federal do Pará - UFPA
2009
Fase Única
aos-conflitos-etnico31e951bd01
A
O conflito entre árabes e judeus ficou mais evidente a partir da divisão estabelecida pela ONU em 1947, pois os árabes não aceitaram a partilha do território e formaram uma coalizão, entrando em confronto com o Estado judeu por várias vezes. A Guerra dos Seis Dias foi o conflito mais importante, porque trouxe uma reconfiguração espacial com a ampliação do território israelense e uma grande limpeza étnica com a expulsão de milhares de palestinos em direção aos países vizinhos.
B
A superioridade do Estado judeu está relacionada a uma maior coesão político-cultural das colônias judaicas espalhadas pelo mundo e ao apoio das potências ocidentais, principalmente os EUA, que, além de prestarem ajuda financeira a Israel, ainda vetaram no Conselho de Segurança da ONU a aprovação de resoluções condenando esse Estado.
C
A criação do Estado palestino esbarra na descontinuidade territorial, pois, apesar da devolução da Faixa de Gaza à autoridade nacional palestina, grande parte da Cisjordânia continua nas mãos de Israel e a construção do muro que separa as cidades palestinas das colônias judaicas deverá dificultar a devolução integral desse território aos árabe-palestinos.
D
A disputa entre árabes e judeus envolve o controle de recursos naturais importantes, como as reservas hídricas do rio Jordão, na medida em que este curso d’água nasce nas colinas de Golã e corre em direção à Cisjordânia, dois territórios que continuam nas mãos de Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
E
O apoio das grandes potências a Israel gerou um sentimento anti-ocidental no mundo árabe, o que tem legitimado a expansão do terrorismo em escala global, por meio de grupos fundamentalistas islâmicos, como o Hezbolah e o Hamas, que recebem, ambos, o apoio formal de várias potências ocidentais.