Uma das aplicações da função trigonométrica na medicina é evidenciada na análise e estudo da frequência cardíaca, isto é, do número de batimentos cardíacos num determinado intervalo de tempo, geralmente medido em bpm (batimentos cardíacos por minuto). Dessa análise, podemos verificar a pressão arterial de uma pessoa. O sangue bombeado pelo coração é transportado para todos os tecidos e órgãos do corpo humano através de vasos chamados de artérias. A pressão arterial ou sanguínea é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Ela atinge o valor máximo quando o coração se contrai e bombeia o sangue (pressão sistólica), e atinge o valor mínimo (pressão diastólica) quando o coração está em repouso, num intervalo de tempo de um batimento cardíaco. A variação da pressão sanguínea é calculada em função do tempo. Dessa forma, é obtida através da função trigonométrica (cíclica ou periódica), cuja lei de formação é: P(t) = 100 - 20.cos[(8.π/3).t], em que 𝟎 < 𝒕 ≤ 𝟎, 𝟕𝟓 e o valor de 8.π/3 é dado em radianos.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_mat_pdp_neiva_rosa.pd
Com base nessas informações, é possível concluir que a pressão arterial dessa pessoa atinge o valor máximo quando t é igual a: