Os aquíferos são reservatórios de água situados em regiões que apresentam solos e rochas permeáveis o suficiente para permitir a penetração, armazenamento e circulação interna da água advinda da superfície. A água é filtrada enquanto passa pelos poros existentes no relevo, o que permite a formação de nascentes, lençóis freáticos, rios e recursos hídricos com grande quantidade de água potável. Por isso, os aquíferos possuem grande relevância ambiental, e como podem ser utilizadas como fonte para consumo, exigem cuidados para sua preservação afim de evitar a sua contaminação.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), publicou resultados de investigações feitas por pesquisadores dos estados do Ceará e Pará, em que eles apresentaram um aquífero na região Norte do país que tem área 100% localizada em território nacional, cujas dimensões podem armazenar quantidades maiores que as dos reservatórios do Aquífero Guarani. Segundo os pesquisadores, o volume do aquífero descoberto pode armazenar mais de 86 mil quilômetros cúbicos de água, enquanto o Aquífero Guarani armazena somente o volume de 45 mil quilômetros cúbicos de água, distribuídos entre 4 países (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
O maior reservatório de água do planeta. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. 2019 (adaptado). Disponível em: https://www.ana.gov.br/. Acesso em: 10 ago. 2021.
A matéria sobre aquíferos menciona a grandiosidade de armazenamento subterrâneo do recém-descoberto: