Questão
Simulado USP - FUVEST
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ardencia-gerada-pela11211a8d32e
A ardência gerada pela ingestão da pimenta é causada por um grupo de compostos químicos orgânicos chamados de capsaicinóides. O principal composto ativo presente na pimenta é a capsaicina, cuja estrutura é apresentada:



Os compostos capsaicinóides agem se ligando aos receptores relacionados à sensação de queimação e ardência. Quando em contato com a boca, a pimenta acaba disparando tais receptores.

Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/por-que-o-leite-corta-ardencia-da.html. Acesso em 17 de agosto de 2020.


A lavagem da boca com água não auxilia na diminuição da sensação de ardência, já o leite é uma boa alternativa para minimizar o desconforto. Sabendo que o leite é uma emulsão de óleo em água e considerando a estrutura da capsaicina, é correto afirmar:
A
a água não é eficiente para aliviar a sensação de ardência, pois interage com a molécula de capsaicina, potencializando a sensação de queimação.
B
a eficiência do leite na diminuição da ardência se deve às interações hidrofílicas das gorduras com a capsaicina.
C
a ação do leite na diminuição da ardência se relaciona com as interações apolares entre as gorduras e capsaicina.
D
o leite integral tem um teor de gorduras de cerca de 3% e possui maior eficiência para amenizar a ardência de pimentas do que o creme de leite, que possui cerca de 30% de gorduras.
E
a ineficiência da água em minimizar a sensação de ardência se deve à baixa hidrofobicidade da capsaicina.