O arremesso de martelo é uma modalidade de atletismo que tem origem nas antigas Escócia e Irlanda e que foi introduzida nos Jogos Olímpicos modernos em 1900, somente para homens. Para as mulheres, ele foi incluído nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. A competição envolve o lançamento de um martelo, composto por uma bola de metal presa a um cabo com um punho (manopla). O atleta inicialmente gira o martelo em torno da cabeça e depois em torno do corpo, em movimento circular, antes de soltá-lo, utilizando técnica e força para alcançar a maior distância possível. Para as mulheres, o martelo apresenta a seguinte ficha técnica: a bola de metal tem 4 kg de massa e o cabo com a esfera tem 1,20 m de comprimento.
Com base no exposto, é correto afirmar que:
01. após o lançamento do martelo, quando ele atingir o ponto mais alto de sua trajetória, a sua velocidade vertical será nula.
02. a energia cinética associada ao componente horizontal da velocidade de lançamento é transformada em energia potencial gravitacional.
04. após o lançamento, a quantidade de movimento do martelo se mantém constante durante toda a trajetória.
08. com um ângulo de lançamento de 45o com a horizontal, o alcance do martelo (à mesma altura de lançamento) será de 90 metros para uma velocidade de lançamento de 30 m/s.
16. para o martelo ser lançado com uma velocidade de 30 m/s por uma atleta cujos braços têm 60 cm de comprimento, o conjunto entre bola, cabo e manopla deve ser girado com uma velocidade angular de aproximadamente 16,67 rad/s.