
A arte dos primeiros cristãos, entre o século I e o século IV, manifestou-se nas paredes das catacumbas (galerias subterrâneas destinadas ao sepultamento dos mortos). Com o apoio do imperador Constantino aos cristãos, surgiram, a partir do Edito de Milão (313), as primeiras basílicas e igrejas nos lugares onde os mártires haviam sido mortos. A arte religiosa cristã passou a incorporar os avanços técnicos e estéticos da cultura romana.
Tomando como base as manifestações artísticas do cristianismo primitivo e comparando-as com as manifestações da arte cristã abrigada pelo Império Romano, verifique as afirmativas a seguir.
I. A utilização das catacumbas como espaço para rituais religiosos explica-se pelo caráter sombrio do cristianismo primitivo e não se relaciona com as perseguições do Estado Romano.
II. A incorporação do cristianismo ao Estado Romano possibilitou tanto o desenvolvimento da arte cristã quanto a consolidação e expansão da Igreja cristã.
III. A Igreja cristã, baseada no espírito de solidariedade preconizado pelos Evangelhos, não pactuou com o Estado imperialista romano.
IV. Um dos grandes legados do Império Romano é a consolidação do cristianismo, pois possibilitou que os cristãos se organizassem como igreja, utilizando a estrutura administrativa e política do império.
Está(ão) correta(s)