Questão
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
2019
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
artigo-Watson-Crick22865eeb7e9
O artigo de Watson e Crick, de 1953, “Estrutura molecular dos ácidos nucleicos” inclui uma das maiores subavaliações da história científica: “Não escapou à nossa observação que o emparelhamento específico que postulamos sugere imediatamente um possível mecanismo de cópia para o material genético”. O segundo estudo da dupla “Implicações genéticas da estrutura do ácido desoxirribonucleico”, publicado um mês depois do primeiro, foi capaz de descrever o mecanismo citado: os dois filamentos separam-se durante a replicação, cada qual usado como modelo para fazer uma duplicata de seu antigo parceiro. Como as novas moléculas mantêm um filamento da hélice original, o processo é considerado “semiconservativo”.

CHAMARY, JV. 50 ideias de biologia que você precisa conhecer. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019. P. 43-4. Adaptado.

Sabe-se, atualmente, que a replicação da molécula do DNA não só é dita semiconservativa, como também, assincrônica, bidirecional e semi-descontínua.

Com base nas informações a respeito destas propriedades, é correto afirmar:
A
O efeito bidirecional da replicação se configura na presença de uma dupla cadeia polinucleotídica antiparalela que se mantém unida a partir das ligações de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas.
B
A replicação assincrônica evidencia a ação do DNA polimerase na construção de novas cadeias polinucleotídicas sempre no sentido 3’ → 5’.
C
A presença de um processo splicing que retira as porções íntrons e une apenas as porções éxons do DNA ressalta o efeito semi-descontínuo presente na replicação do material genético.
D
A ocorrência de uma replicação de forma assincrônica e bidirecional do DNA permite diminuir, significativamente, o tempo necessário deste evento para cada molécula ao longo da etapa S da interfase. 
E
A replicação é dita semiconservativa por manter as duas cadeias antiparalelas ligadas entre si através das ligações fosfodiéster presentes entre as bases adenina/timina e guanina/citosina.