Questão
Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
artropodes-considere4219df0a86b
Sobre os artrópodes, considere os seguintes itens.

I. A maioria dos crustáceos é marinha, ou seja, vive nos mares e oceanos. Algumas espécies, porém, têm seu hábitat na água doce, e outras, ainda, são terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Podemos citar como exemplos de crustáceos mais conhecidos: camarão, lagosta, siri, caranguejo, mexilhão, mariscos e craca. O tamanho desses animais varia bastante de uma espécie para outra. O corpo dos crustáceos é dividido em cefalotórax; parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdômen.

II. A classe dos aracnídeos inclui aranhas, escorpiões e carrapatos. O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdômen. Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos (palpos), que são apêndices sensoriais, e também um par de quelíceras, apêndices em forma de pinça. A aranha apresenta no abdômen as suas glândulas fiandeiras, que produzem os fios utilizados para construir ninhos ou tecer teias nas árvores e nos cantos onde esses animais vivem. A maioria dos aracnídeos é carnívora. Alguns desses animais são parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos. A sarna, ou escabiose, é causada por um aracnídeo, um ácaro.

III. Para a troca de exoesqueleto e o consequente crescimento, os artrópodes fazem a muda. Esse processo é comandado por eventos hormonais e ambientais. O hormônio que comanda essa troca é chamado de ecdisona, e a abundância de comida e a temperatura são os fatores ambientais que comandam a muda. Quando os fatores ambientais favoráveis começam a aparecer, a ecdisona aumenta e o exoesqueleto do animal começa a rachar e se destacar do corpo enquanto outro mais fino e flexível começa a ser produzido. Esse novo exoesqueleto vai endurecendo aos poucos e durante esse tempo os animais vão crescendo até que o enrijecimento da cutícula esteja completo e ficam estagnados no tamanho até a próxima muda.

IV. O sistema nervoso dos artrópodes é difuso e bastante primitivo lembrando o da Aurelia aurita (cnidário) ao da ascídia (Phalusia mamilata), um protocordado. Os órgãos sensoriais podem ser mecanorreceptores e quimiorreceptores com poros, pelos e cerdas, que são projeções da cutícula, já que a mesma é uma barreira entre o corpo dos animais e o meio. Eles podem ter, além dos olhos simples, os olhos compostos tendo, cada uma das unidades, um nervo exclusivo ligado. Devido a isso, os olhos compostos são especializados na detecção de movimentos. Os olhos de alguns artrópodes são especializados em visão diurna ou noturna, ou seja, eles têm alto grau de dificuldade para se adaptar à mudança de luminosidade.
A
todas as alternativas são verdadeiras;
B
todas as alternativas são falsas;
C
Apenas as alternativas I e II são verdadeiras;
D
Apenas as alternativas II e III são verdadeiras;
E
Apenas a alternativa IV é falsa.