O aspecto que logo salta aos olhos é o da liderança, com a figura do “coronel” ocupando o lugar de maior destaque. Os chefes políticos municipais nem sempre são autênticos “coronéis”. A maior difusão do ensino superior no Brasil espalhou por toda parte médicos e advogados, cuja ilustração relativa, se reunida a qualidades de comando e dedicação, os habilita à chefia. Mas esses mesmos doutores são parentes, ou afins, ou aliados políticos dos coronéis.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. Alfa-Ômega. São Paulo, 1975, pp. 21-22.
Com base no texto de Victor Nunes Leal, que descreve as características do coronelismo, considere as afirmativas e assinale a opção correta.
1. O vocábulo coronelismo deve a remota origem de seu sentido translado aos autênticos ou falsos coronéis da extinta Guarda Nacional de 1831.
2. A força eleitoral de um coronel encontra-se em seu prestígio político, resultado natural de sua privilegiada situação econômica e social de dono de terras.
3. Qualquer que fosse, entretanto, o chefe municipal, o elemento primário desse tipo de liderança é o coronel que comanda discricionariamente um lote considerável de votos de cabresto.