Questão
Universidade Federal de Tocantins - UFT
2008
Fase Única
atividades-celulares453cf0949da
As atividades celulares são orientadas pelas informações contidas no DNA, que são decodificadas em proteínas através dos mecanismos de transcrição e tradução. O que faz uma baleia parecer uma baleia são suas proteínas. Assim, as proteínas determinam as funções vitais da baleia, como de todos os seres vivos. Para ditar o desenvolvimento de um organismo, a informação do DNA deve, de algum modo, ser convertida em proteínas. Esta conversão ocorre porque o DNA contém um código genético para os aminoácidos que compõem as proteínas. Neste código, cada aminoácido é representado por uma seqüência depares de bases, e esta seqüência é refletida na seqüência de aminoácidos reunidos em uma cadeia protéica. Assim, traduzir o código genético significa passar o código de seqüência de bases para uma seqüência de aminoácidos.

Deste modo, o DNA é decodificado na forma de uma proteína estrutural ou enzimática que, por sua vez, é responsável por uma característica do organismo. Podemos afirmar que:

I. Esta decodificação se faz através da leitura de seqüências de três nucleotídeos, chamados códons, que especificam aminoácidos.

II. Os códons diferem entre diferentes táxons de seres vivos; há códons que não codificam aminoácidos.

III. A decodificação ocorre no citoplasma celular, em estruturas chamadas ribossomos, a partir de uma fita simples de DNA que deixa momentaneamente o núcleo somente para tal função.

IV. Cada códon traduz apenas um aminoácido.

V. Alguns aminoácidos são codificados por mais de um códon.

A isto chamamos degeneração do código, o que possivelmente traz maior estabilidade contra mutações no DNA. Indique a alternativa em que todas as afirmativas são falsas.
A
I e III
B
II, III e IV
C
II e III
D
II, III e V