As atividades produtivas realizadas pela sociedade, ao necessitarem de uma base territorial, provocam sobre a mesma um processo dinâmico de organização que implica o estabelecimento de relações políticas, econômicas, culturais e ambientais. Cada atividade produtiva exerce uma forma particular de relações de poder entre território e os diferentes atores sociais envolvidos. No contexto da citação acima em diferentes épocas na Amazônia ocorreu/ocorre:
Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2017
Fase Única
atividades-produtivas622b909f02
A
a chegada de milhares de migrantes nordestinos no final do Século XIX. Estimulados pelo governo, milhares de brasileiros decidem migrar para a região. Esses novos atores passaram a compor o espaço como proprietários de grandes seringais, sendo estes responsáveis por nova organização territorial, onde destacava-se a harmoniosa relação com os habitantes nativos.
B
nos governos militares alterações, na ocupação humana e reorganização espacial da região, os militares pregaram a unificação do país alegando a necessidade de proteger a floresta contra a "internacionalização" e usando o lema "Integrar para não Entregar" lançaram um forte programa de Reforma Agrária com assentamentos ao longo das rodovias, com repercussões na organização espacial pouco alterando o perfil de ocupação que continuou com o domínio básico, rio-
várzea-floresta.
C
a expansão do cultivo da soja, que desde a década de 1970 já era um dos principais produtos da pauta de exportação do país, tendo ultrapassado os limites do cerrado, chegando à região nos anos de 1990, ocasionando uma nova corrida migratória, desta feita originária do nordeste e sudeste do país. O sucesso desta atividade produtiva está relacionado à grande fertilidade dos solos de terra firme, área da floresta onde ocorre esta expansão.
D
nos dias atuais, uma das atividades produtivas causadoras de grande impacto na organização do espaço é a pecuária, responsável pelo intenso desmatamento, graves problemas ambientais e em grande parte pela desestruturação da tradicional atividade extrativa vegetal. O grande crescimento desta atividade provocou o surgimento de uma “nova elite” social, os fazendeiros, atores sociais protagonistas de vários conflitos fundiários, que marcam a disputa pelo poder da terra na região.
E
ainda no Período Colonial a instalação na região de uma das atividades produtivas pioneiras na mudança da organização espacial, a exploração das chamadas “Drogas do sertão”. A comercialização dessa atividade criou uma ocupação concentrada às margens das rodovias com reduzida penetração na floresta e na vida dos grupos nativos da região.