Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2015
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
automoveis-atualmente1215e887b00
Os automóveis, atualmente, utilizam um equipamento conhecido como “conversor catalítico”, popularmente conhecido como “catalisador”, que consiste em um tubo metálico posicionado entre o cano de saída de gases do motor e o escapamento, com o objetivo de reduzir a poluição atmosférica. O conversor catalítico tem no seu interior um substrato poroso de óxido de alumínio, com partículas dos elementos químicos paládio, ródio e molibdênio, que atuam como catalisadores na conversão dos gases CO e NOₓ, resultantes da queima de combustível, em CO₂ e N₂, respectivamente. A temperatura ideal de trabalho do conversor catalítico é por volta de 300 ºC, para o máximo rendimento da conversão de CO e NOₓ em CO₂ e N₂.

Com base nas informações acima, assinale a alternativa CORRETA.
A
Uma vez que a reação química de conversão de CO e NOₓ em CO₂ e N₂ ocorre no estado gasoso, e no interior de um sistema confinado (conjunto conversor catalítico e escapamento), a pressão parcial entre os gases reagentes e produtos mostra que o equilíbrio se desloca favoravelmente para a formação dos produtos.
B
Temperaturas inferiores a 300 ºC no conversor catalítico irão resultar na diminuição da conversão de CO e NOₓ em CO₂ e N₂, uma vez que essa conversão
se dá por meio de uma reação de equilíbrio, e a ação do catalisador em temperaturas inferiores não provoca o deslocamento do equilíbrio.
C
Reações químicas envolvendo catalisadores apresentam características importantes, como deslocamento do equilíbrio químico na formação dos produtos, bem como favorecimento da conversão dos reagentes e produtos em temperaturas mais elevadas, devido à natureza endotérmica de reações químicas com menor energia de ativação.
D
Temperaturas superiores a 300 ºC no conversor catalítico não resultam em maior rendimento, uma vez que o emprego de calor em reações exotérmicas resulta no deslocamento do equilíbrio para formação dos reagentes.
E
A temperatura ideal de trabalho do conversor catalítico é relativamente alta, uma vez que, em temperaturas mais elevadas, o número de choques entre as moléculas dos gases e o catalisador é maior, o que resulta em maior rendimento.