Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2024
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
avanc-alcancados914afa9ac2
Os avanços alcançados a partir do encontro das geotecnologias com a Inteligência Artificial (IA) vêm inaugurando inúmeras possibilidades para a pesquisa geográfica, contudo, recentemente o problema das deepfakes geográficas acendeu o debate sobre problemas que tais falsas informações espaciais podem causar. O termo deepfake é uma mistura dos termos da língua inglesa deep learning (aprendizado profundo) e fake (falso). Uma nova modalidade de deepfakes tem circulado há alguns anos pela internet, mas tem sido potencializada atualmente com o uso de IA. No que diz respeito às geotecnologias, IA e ao rigor ético-científico nas pesquisas espaciais, assinale a afirmação coerente com esta legítima preocupação.
A
A IA vem sendo empregada para aprimorar o desempenho e a produtividade, automatizando processos que antes exigiam energia humana e atuando produtivamente por meio de dispositivos e programas computacionais baseados no machine learning.
B
Atualmente tem ocorrido a manipulação de imagens de satélite que, quando falseadas, podem levar a um falso aprendizado profundo, pois, diante dessas imagens, os males ao conhecimento e a desmistificação do falso conteúdo tornam-se ainda mais desafiantes para os profissionais da área, os quais têm o novo desafio de descontruir a informação geográfica falsa que circula por canais questionáveis e de conteúdo duvidoso.
C
  1. À medida que a tecnologia evoluir tornar-se-á menos necessária uma compreensão holística dos dados e informações geoespaciais por parte do ser humano, pois os softwares assegurarão a fiabilidade absoluta das imagens de satélite e de outros dados geoespaciais; por isso, contramedidas como a verificação de fatos e dados in loco deixarão de ser necessárias.
D
Os avanços obtidos a partir das geotecnologias e da IA não devem limitar-se às questões éticas, pois elas são grandes entraves ao desenvolvimento científico-tecnológico, devendo, antes, a realidade submeter-se aos modelos desejados e às tendências favoráveis aos grandes projetos de exploração do território.