Questão
Universidade de Brasília - UNB
2023
Fase Única
ba5cee1c3a71251ccc42a606
Discursiva

No caso das rampas de acessibilidade, para a sua construção, devem ser atendidas especificações constantes na norma NBR 9050/2015, que trata da acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Segundo essa norma, a inclinação i da rampa (expressa em porcentagem) é calculada pela equação i = h/c em que h é a altura do desnível e c é o comprimento da projeção horizontal dos segmentos de rampa. Como exemplo, a figura a seguir ilustra a vista lateral de uma rampa em dois níveis, na qual foi inserido o sistema cartesiano xOy, cujas coordenadas estão em centímetros. Para que a rampa seja considerada acessível, cada segmento deve satisfazer às condições da tabela.

A partir do texto de Laezia Bezerra e das informações anteriores, e assumindo que a aceleração local da gravidade seja 10 m/s² .

Considere que uma cadeira de rodas motorizada, com massa de 20 kg, transportando uma pessoa de 120 kg, deverá subir, em 25 segundos, uma rampa de acessibilidade com h = 1,50 m e i = 5,00%. Nesse caso, desconsiderando quaisquer formas de dissipação de energia, calcule, em watts, a potência do motor da cadeira para atender as referidas condições.