Questão
Provão de Bolsas Estratégia
2020
Fase Única
baixa-Idade-Media247149e8383
Na baixa Idade Média, na Europa, ocorreram fortes tensões em torno das disputas entre papas e reis. Em 1302, o Papa Bonifácio VIII publicou uma Bula Unam Sanctam, na qual declarava que o papa tinha poder e soberania sobre todos os reis e príncipes e que a autoridade do rei dependia diretamente da autoridade espiritual. O conflito entre Bonifácio VIII e Filipe IV, o Belo, teve início quando o rei francês decidiu tributar o clero, que por sua vez, apelou ao então papa para que resolvesse a situação. Utilizando-se dos artifícios que lhe eram possíveis como papa, Bonifácio VIII proíbe a França e a Inglaterra de cobrarem impostos sobre os bens eclesiásticos, reservando esse direito apenas à Igreja Católica. Irritado, o Rei da França manda prender o Papa. O conflito entre o rei Felipe, o Belo, e o Papa Bonifácio VIII foi precedido, 200 anos antes, por outro conflito entre poder temporal e religioso.

(adaptado de Felipe Gustavo Soares da Silva e Marcos Roberto Nunes Costa. A bula Unam Sanctamde Bonifácio VIII no contexto da disputa pelo poder político no final da idade média. Argumentos, ano 10, n. 20 -Fortaleza, jul./dez. 2018)

Indique a alternativa correta no que se refere aos conflitos entre reis e papas durante a Idade Média:
A
Cisma do Oriente, em 1054, que deu origem à Igreja Lutherana na região do sacro Império Romano Germânico.
B
Querela das Investiduras, em 1075, motivada pela proibição aos imperadores de nomearem pessoas leigas para cargos eclesiásticos.
C
Querela das Investiduras, ocorrida entre 1075 e 1122, motivada por proibição da adoração dos ícones religiosos.
D
Cisma do Oriente, em 1055, motivada exclusivamente por divergências doutrinárias em relação a origem divina de Jesus Cristo.
E
Questão religiosaentre a Monarquia de D. Pedro II e a Igreja Católica motivada pela proibição de que membros da maçonaria pudessem exercer cargos religiosos.