Questão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
2019
Fase Única
barbaros-que14523458793
Os bárbaros que se instalaram no Império Romano no século V não eram aqueles povos jovens, mas selvagens, recém-saídos de suas florestas ou de suas estepes, descritos pelos seus detratores da época ou de seus admiradores modernos. Tinham evoluído muito com seus deslocamentos, muitas vezes seculares, que acabaram por lançá-los no mundo romano. Tinham visto muito, aprendido muito e incorporado bastante. Seus caminhos os levaram a contatos com culturas e civilizações das quais absorveram costumes, artes e técnicas. Direta ou indiretamente, a maioria deles havia sofrido influência das culturas asiáticas, do mundo iraniano e do próprio mundo greco-romano, principalmente em sua parte oriental, que, em vias de tornar-se bizantina, continuava sendo a mais rica e a mais brilhante. 

Le Goff, Jaques – A civilização do Ocidente medieval; tradução de Monica Stahel. – Petrópoles, RJ: Vozes, 2016 - p.23

Após leitura atenta do texto, assinale a alternativa CORRETA: 
A
As bases do sistema feudal estão assentadas, exclusivamente, nos costumes bárbaros e romanos, que se entrelaçaram mútua e pacificamente a outros povos e culturas. 
B
Os povos bárbaros, assim identificados pelos romanos por não possuírem a cultura latina, eram, em sua maioria, extremamente rústicos e violentos, portanto incapazes de se inserirem na cultura de outras civilizações. 
C
Apesar de os romanos entenderem que os bárbaros eram desprovidos de cultura, a historiografia sempre os tratou como remanescentes de ampla fusão cultural entre o Oriente e o Ocidente. 
D
A imagem que se fez dos povos bárbaros ao longo do tempo foi, normalmente, depreciativa. Mas existem evidências claras de que os bárbaros foram amplamente influenciados por diversas culturas por onde passaram.