Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2016
1ª Fase
bebidas-energeticas-sa105cfd12256
ANULADA
As bebidas energéticas são comercializadas como sendo revigorantes. Frequentemente contêm cafeína, que atua como estimulante do sistema nervoso central. Também contêm uma quantidade elevada de açúcar, sacarose ou glicose, em geral na mesma concentração encontrada nos refrigerantes. Um estudo recente, que analisou a ação do açúcar em cérebros de ratos, concluiu que o açúcar não causa hiperatividade, mas, sim, sonolência. O estudo foi realizado a partir da injeção de glicose diretamente na área do cérebro em que existem células nervosas que provocam o sono. Observou-se que, quanto mais açúcar foi injetado, mais intensa foi a sonolência nos ratos. Considerando essas informações, assinale a alternativa INCORRETA.
A
A ingestão de bebidas energéticas provoca grande hiperatividade, devido à grande quantidade de cafeína e de açúcar presentes em sua formulação.
B
A ingestão de bebidas energéticas que contêm sacarose permite a metabolização desse carboidrato com maior velocidade em relação à digestão das bebidas energéticas que contêm glicose, uma vez que a estrutura química da sacarose é mais simples.
C
A cafeína, assim como o açúcar, tem efeito estimulante sobre as células nervosas
D
A ingestão de uma grande quantidade de bebidas energéticas durante longos períodos de tempo pode provocar sonolência
E
A molécula da glicose apresenta fórmula química C₆H₁₂O₆, e tem como característica uma baixa polaridade proveniente dos grupos -OH, o que permite
que seja muito solúvel na solução das bebidas energéticas baseadas em água.