Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2007
Fase Única
biodiversidade-America977f7d8f16
A biodiversidade da América do Sul sofre mais uma ameaça: campos do Brasil, do Uruguai e da Argentina estão sendo invadidos pelo capim-annoni (Eragrostis plana), gramínea (Poaceae) originária do sudeste da Ásia. Esta espécie monocotiledônea foi introduzida no Brasil nos anos 50. Alguns pecuaristas difundiram seu uso como “excelente forrageira”, entretant, apresenta baixo valor para alimentação animal. Parte da agressividade da espécie deve-se à alelopatia. Além disso, o capim-annoni tem grande eficiência na produção de sementes, resistência e facilidade de adaptação.

Revista Ciência Hoje, v.38, março/2006 [adapt.].

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
A
o capim-annoni – planta que apresenta flores trímeras e folhas com nervuras reticuladas – ameaça a biodiversidade da América do Sul devido a sua grande plasticidade nos diversos ambientes, principalmente no bioma Pampa.
B
a semelhança entre o ambiente de que o capim- annoni – planta de raiz pivotante – é originário, e os campos do Brasil, quanto à flora, à fauna e ao clima, permitiu uma fácil adaptação desta gramínea neste país.
C
o capim-annoni – planta que apresenta flores pentâmeras e folhas com nervuras reticuladas – ameaça a biodiversidade da América do Sul devido a sua grande plasticidade nos diversos ambientes, principalmente no bioma Pampa.
D
o capim-annoni – planta que apresenta raízes fasciculadas e feixes vasculares espalhados pelo caule – ameaça a biodiversidade nos campos onde ela se desenvolve, pois apresenta vantagens competitivas em relação a outras espécies vegetais.
E
a ameaça à biodiversidade provocada pelo capim-annoni – planta que apresenta os feixes vasculares dispostos em torno de um cilindro central – deve-se a sua alta prolificidade e facilidade de adaptação.
F
I.R.