A biotecnologia moderna propriamente dita surgiu na década de 70 do século XX, com pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos. A interferência controlada e intencional do DNA - ácido desoxirribonucléico, o código da construção biológica de cada ser vivo - faz parte dessa tecnologia. Isso significa que os cientistas podem inserir ou retirar genes de interesse especifico em qualquer organismo. Por esse motivo, diz-se alimento geneticamente modificado, transgénico ou de DNA recombinante.
O termo biotecnologia é novo, mas seus princípios são anteriores à Era Cristā. Gregos e egípcios produziam vinho e cerveja por meio da fermentação seletiva da uva e da cevada. O processo já era uma forma primitiva de biotecnologia em que, a partir da glucose, obtém-se álcool etílico.
Zero Hora- Caderno Especial: Biotecnologia. junho/2003: 2. (adapt.]
De acordo com o texto e seus conhecimentos, analise as afirmativas.
I. O vocábulo composto "desoxirribonucléico", informa sobre as características do ácido, cuja molécula é formada por vários nucleotídeos que diferem, de um para outro, pela base nitrogenada.
II. Cerveja e vinho são bebidas conhecidas pelos povos desde a Antiguidade, obtidas pela fermentação da cevada e da uva, respectivamente, fazendo parte desse processo - que produz moléculas de dióxido de carbono - a transformação de açúcar (glicose) em etanol (álcool etílico).
III. A palavra "biotecnologia", formada por derivação, significa a forma de adaptar os organismos vivos às necessidades do homem, sendo o DNA utilizado em sua aplicação constituído por uma helice simples, em que a cadeia de nucleotideo dispõe-se como uma espiral em torno de um eixo.
IV. Quando há a fermentação da cevada e da uva, ocorre a transformação do açúcar (galactose) em etanol (álcool etílico), produzindo uma molécula de dióxido de carbono, processo já conhecido pelos povos antigos.
Estão corretas apenas: