Sobre os blocos econômicos do continente americano, considere as afirmativas abaixo:
I - O NAFTA, acordo norte-americano de livre comércio, surgiu a partir de acordos bilaterais entre EUA e Canadá. Atualmente está inserido no contexto mundial como um dos principais megablocos, com destaque para o PIB, para o mercado consumidor e para o elevado grau de industrialização dos principais países membros.
II - A inserção do México no NAFTA está relacionada com a proximidade geográfica, com os baixos custos de produção do território mexicano que facilitaram a desconcentração industrial dos EUA para o país vizinho; além disso, essa inserção harmoniza a legislação migratória com o objetivo de potencializar o fluxo de latinos para os Estados Unidos.
III - A formação do MERCOSUL é uma estratégia de unir esforços dos principais países sulamericanos, Brasil e Argentina, com o intuito de fortalecer seus mercados, suas corporações e, assim, garantir uma inserção mais competitiva desses países periféricos na economia global, além de diminuir a dependência histórica em relação aos Estados Unidos.
IV - A expansão do MERCOSUL esbarra nos desníveis de desenvolvimento entre os países membros e nas freqüentes crises econômicas que provocam a adoção de medidas protecionistas pelos governos nacionais, o que potencializa a competição e enfraquece a cooperação entre os países membros.
V - A Proposta de criação da ALCA esbarra nas divergências entre os principais países do continente, pois enquanto os EUA querem a abertura imediata dos mercados em todos os segmentos, o Brasil defende uma redução gradual das barreiras alfandegárias, a princípio no comércio de bens manufaturados.
Estão corretas as afirmativas: