Questão
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
2013
Fase Única
bombardeios-Oriente248341cbd15
Os bombardeios no Oriente Médio deverão ser um fator de pressão sobre o preço internacional do petróleo. No Brasil, o conflito entre o Hamas e Israel, que já atinge Tel-Aviv e Jerusalém, deverá pesar no caixa da Estatal Brasileira de Petróleo. A empresa recorrerá à compra de petróleo com predominância de hidrocarbonetos aromáticos com objetivo de suprir a necessidade crescente de gasolina para o consumo. Já o petróleo leve, parafínico, produzido no Nordeste brasileiro, fornece gasolina de baixa octanagem de faixa de ebulição entre 35°C a 140°C, e de óleo diesel, na faixa de ebulição entre 250°C a 360°C. O petróleo naftênico, produzido na Bacia de Campos produz nafta, matéria-prima para a petroquímica, na faixa de ebulição entre 147°C a 187°C. Entretanto, o óleo aromático tem preço maior que o nacional.

De acordo com essas considerações, é correto afirmar:
A
O craqueamento pirolítico transforma frações mais pesadas de gasolina em gás natural.
B
O petróleo do Brasil possui menor densidade do que o do Oriente Médio e é pobre em hidrocarbonetos aromáticos condensados.
C
A nafta, produto usado pela petroquímica para produção de eteno e outros hidrocarbonetos, é separada do petróleo por destilação fracionada a vácuo.
D
O petróleo leve apresenta frações com menor percentagem em alcanos de massas molares menores, quando comparado ao petróleo aromático.
E
A reforma catalítica utilizada para melhorar octanagem de gasolina transforma hidrocarbonetos de cadeias carbônicas ramificadas cíclicas e aromáticas em hidrocarbonetos de cadeias não ramificadas e abertas.