A borboleta lua-azul, Hypolimnas bolina, habita as ilhas Samoa e estava sendo atacada por um parasito que destruía apenas embriões do sexo masculino, o que causou um sério desequilíbrio entre os sexos. Os machos chegaram a representar apenas 1% da população de borboletas. No entanto, após dez gerações, o sexo masculino voltou a representar 40% da população de borboletas. O aumento da proporção de machos não se deve ao desaparecimento do parasito, pois ele ainda estava presente, mas não era mais letal aos embriões do sexo masculino.
Fonte: http://misterioscuriosidades.blogspot.com.br/2013/06/8-exemplos-que-evolucao-continua-em-acao.html
a) Com base na Teoria Sintética da Evolução, quais os fatores evolutivos permitiram que a população de machos se restabelecesse?
b) Se essa população resistente ao parasito fosse isolada geograficamente, por um longo período de tempo, de outras populações da mesma espécie que não sofrem o ataque deste parasito, o que iria acontecer? Qual o processo evolutivo responsável?
c) Como no exemplo da borboleta lua-azul, indivíduos de uma mesma população apresentam características diferentes. Quais os mecanismos responsáveis por gerar essa variação entre os indivíduos?