O brilho das estrelas pode ser expresso por uma escala de magnitudes. Nesse sistema, as estrelas recebem classificação de 1 a 6: as mais brilhantes são classificadas com magnitude m = 1, as um pouco menos brilhantes do que as primeiras são as de m = 2, e assim sucessivamente até as estrelas de menor brilho, m = 6. O brilho de uma estrela com m = 1 é 100 vezes maior do que o brilho de uma estrela com m = 6.
Ao observar uma estrela a partir da Terra, o brilho é a magnitude aparente (m) e, se estivesse localizada a uma distância de 10 parsecs, a estrela teria magnitude absoluta (M). Conhecer as magnitudes, aparente e absoluta, das estrelas é útil para determinar sua distância em relação à Terra. Essa relação é dada pela fórmula m - M = 5 . log(d.10⁻¹) , em que d é a distância da estrela em relação à Terra em parsecs.
Supondo que uma estrela tem magnitude aparente 2,3 e magnitude absoluta 4,8, a distância aproximada, em parsecs, dessa estrela em relação à Terra será de _____. (Considere √2 = 1, 4 e √5 = 2, 2 )