Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2004
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
broca-cana-cucar8660bd4dbb
A broca da cana-de-açúcar, lagarta considerada uma das principais pragas dessa cultura, ao atacar a planta, dá entrada a fungos que causam a “podridão vermelha”, levando à inversão da sacarose (hidrólise) e diminuição do rendimento industrial na produção de álcool. Para combatê-la, pesquisadores da Universidade de São Paulo reproduziram em laboratório a vespa Cotesia flavipes, inseto importado de Trinidad Tobago, nos anos 70. 

Jornal do CREA-RS, setembro de 2003. [adapt.] 

De acordo com o texto e seus conhecimentos, é correto afirmar que a utilização do “inseto importado” reduz 
A
o nível de dano nas plantas, causado pela inversão da sacarose em uma mistura de glicose e frutose, através do controle biológico da broca da cana-de-açúcar – relação desarmônica interespecífica entre a praga e a vespa.
B
a incidência da “podridão vermelha” e, conseqüentemente, da inversão da sacarose – por meio de sua ação predadora sobre a broca da cana-de-açúcar, relação harmônica interespecífica – possibilitando a obtenção de um maior rendimento industrial na produção de metanol. 
C
o nível de dano nas plantas, causado pela inversão da sacarose em amido e amilopectina, através do controle biológico da broca da cana-de-açúcar – relação desarmônica intraespecífica entre a praga e a vespa. 
D
o nível de dano nas plantas, causado pela inversão da sacarose em moléculas de glicose (pentose) e frutose (hexose) através do controle da broca da cana-de-açúcar – relação harmônica intraespecífica entre a praga e a vespa.
E
o nível de dano nas plantas, causado pela inversão da sacarose em monossacarídeo, através do controle da broca da cana-de-açúcar – relação desarmônica intraespecífica entre a praga e a vespa. 
F
I.R.