Questão
Simulado Unicamp
2022
1ª Fase
bussola-e-objeto120f9a92cab
A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica. Durante muito tempo, esse instrumento foi utilizado na navegação como forma de localização, e até hoje é considerada uma das maiores invenções da humanidade. Por meio de uma agulha magnetizada colocada de maneira horizontal, a bússola é um objeto capaz de localizar os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste). 

Esse instrumento de orientação geográfica aponta em direção ao polo magnético da terra, que diferem dos polos geográficos terrestres, que são fixos ao sentido de rotação do planeta e não coincidem com direção das linhas de força que apontam para os polos magnéticos. 

Sobre os polos magnéticos terrestres, é correto afirmar que:

A
são fixos igual aos polos geográficos. O polo magnético foi definido pela direção da agulha imantada da bússola. O polo geográfico foi determinado pelas medidas latitudinais, atingindo 90° Norte e Sul. A distância entre os polos norte geográfico e magnético é de 2.000 km.  
 
B
estão movimentando-se constantemente. Esse fenômeno está ligado ao próprio movimento do núcleo externo, responsável por criar o campo magnético da Terra, ou seja, se houver inversão dos polos magnéticos, a bússola pode apontar para o polo sul do campo magnético.  
 
C
estão movimentando-se constantemente em direção Leste-Oeste. Esse fenômeno está ligado ao movimento do manto, responsável por criar o campo magnético da Terra, ou seja, se houver inversão dos polos magnéticos, a bússola pode apontar para o polo leste do campo magnético. 
 
D
o aquecimento global tem impedido a movimentação do polo magnético da Terra. O aumento da água dos oceanos tem diminuído a capacidade do magnetismo ocasionado pela pressão do volume de água na crosta oceânica. Diante desse problema, a bússola perdeu utilidade e foi substituída pelo GPS.