Leia os textos.
I. “O termo res publica significa literalmente “a coisa pública” e designa uma noção tanto jurídica quanto política. Envolve uma organização institucional determinada por regras de direito, pela solidariedade e união dos cidadãos em uma comunidade; é a expressão política do povo em seu conjunto (populus). O interesse particular de cada um deve, portanto, estar normalmente subordinado ao interesse superior do conjunto, à res publica. (...). A res publica compreende, ainda, a res populi, os bens comuns e os interesses comuns do conjunto de cidadãos, o governo e a forma de Constituição.”
Adaptado de CORASSIN, M. L. O cidadão romano na República, 2006, p. 276.
II. “STF restabelece 'passaporte da vacina' na cidade do Rio de Janeiro.
Ação foi encaminhada à Corte pelo município e acatada pelo ministro Luiz Fux.
Fux citou decisão anterior do STF que deu autonomia a estados e municípios para adotar ações em conjunto com a União no combate à pandemia: 1Cumpre pontuar que, na presente situação de pandemia da COVID-19, especialmente na tentativa de equacionar os inevitáveis conflitos federativos, sociais e econômicos existentes, a gravidade da situação vivenciada exige a tomada de medidas coordenadas e voltadas ao bem comum, sempre respeitadas a competência constitucional e a autonomia de cada ente da Federação. Esse entendimento foi explicitado pelo Plenário desta Suprema Corte no referendo da medida cautelar proferida na ADI 6.341’".
A) Indique UMA instituição política que fazia parte do governo da República romana.
B) Estabeleça uma relação entre a decisão do STF liberando a exigência do “passaporte da vacina” e a noção de res publica apresentada no Texto I.