Se no campo político a década de 1960 foi marcada por crises e instabilidade. No campo cultural, poucas décadas foram tão criativas. Seja na música, no cinema, no teatro, nas artes plásticas, enfim, em todos os níveis artísticos, explodiram tendências e movimentos que marcaram indelevelmente a cultura brasileira. Assinale apenas a opção que NÃO representa um movimento cultural deste período.
Questão
Universidade Regional do Cariri - URCA
2012
Fase Única
campo-politico-decada60340f12ab
A
Os Festivais da MPB, apresentados pela TV Record, constituíram-se um dos principais eventos de divulgação da música brasileira. Neles foram revelados grandes compositores e intérpretes da música popular brasileira como: Elis Regina, Chico Buarque, Gilberto Gil, entre outros.
B
Tem início, neste período, uma grande revolução comportamental como o surgimento do feminismo, os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais e os hippies com a célebre máxima de “Paz e Amor”.
C
O movimento tropicalista surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop. Misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira e as inovações estéticas radicais. O movimento manifestou-se principalmente na música, porém, alcançou outras áreas da cultura, como artes plásticas, cinema, poesia e teatro.
D
No cinema, um filme brasileiro recebe, pela primeira vez, o prêmio Palmas de ouro do festival Internacional de Cannes, na França. Trata-se do filme o Pagador de promessas, uma adaptação do produtor, diretor e ator brasileiro Anselmo Duarte da peça homônima, de Dias Gomes.
E
Consolidação de estilos musicais como as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs, Kid Abelha e os Abóboras selvagens, Barão Vermelho.