Questão
Sprint ENEM
2021
Fase Única
capacidade-troca188e9076322
A capacidade de troca catiônica (CTC) influencia na estabilidade do solo, disponibilidade de nutrientes, o pH do solo e a reação do solo com fertilizantes e outros. A Capacidade de Troca Catiônica (CTC) é uma medida da capacidade de troca de cátions que um solo possui.

Pois bem, as partículas de solo, especialmente a argila ou matéria orgânica, possuem em sua superfície diversas cargas negativas. Como os opostos se atraem, as cargas positivas se ligam à essas partículas. Exemplos de cátions são: Ca²⁺, Mg²⁺ e K⁺, que são alguns nutrientes para plantas. Os cátions que são mantidos na argila ou partículas orgânicas podem ser substituídos por outros cátions e, portanto, são chamados de trocáveis. Por exemplo, o potássio pode ser substituído por cátions como cálcio ou hidrogênio.

Portanto, a CTC refere-se à quantidade de cargas negativas que o solo possui.

Os nutrientes ligados (adsorvidos) pelas partículas de solo podem ficar disponíveis para as plantas e, também, não são facilmente carregados pelas águas das chuvas.

Você pode ver abaixo como ocorre as trocas de cátions para que a planta absorva os nutrientes do solo.



(adaptado) https://blog.aegro.com.br/ctc-do-solo/ (2018)

Em solos ácidos, a CTC é prejudicada porque
A
a diminuição da concentração de H⁺ desloca o equilíbrio no sentido de formação de CO₂, que permanece adsorvida nas raízes finas e dificulta a sua liberação.
B
o aumento da concentração de H⁺ desloca o equilíbrio no sentido de formação de CO₂, que permanece adsorvida nas raízes finas e dificulta a sua liberação.
C
o aumento da concentração de H⁺ desloca o equilíbrio no sentido de consumo de CO₂, que permanece absorvida nas raízes finas e dificulta a sua liberação.
D
a diminuição da concentração de H⁺ desloca o equilíbrio no sentido de consumo de CO₂, que permanece adsorvida nas raízes finas e dificulta a sua liberação.
E
a diminuição da concentração de H⁺ desloca o equilíbrio no sentido de formação de CO₂, que permanece absorvida nas raízes finas e dificulta a sua liberação.