Questão
Simulado Geral
2020
Fase Única
capitania-Pernambuco7301f429ab
A capitania de Pernambuco só prosperou depois de muitos enfrentamentos. O principal desafio vinha dos caetés – grupo violentamente perseguido após ter sido decretada guerra justa contra ele, em 1652, como punição por terem matado e comido o bispo D. Pedro Fernandes Sardinha e seus companheiros de naufrágio. 

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010. Adaptado.

As guerras justas a que se refere o texto 
A
eram guerras promovidas pelos portugueses em represália aos povos indígenas que se aliaram aos holandeses entre o final do século XVI e o início do século XVII. 
B
tratava-se de guerras promovidas entre povos indígenas adversários na América Portuguesa, das quais os portugueses tomavam partido visando seus interesses materiais. 
C
foram conflitos iniciados por nativos aliados dos portugueses na conquista, com o intuito de repreender os povos indígenas que se aproximaram dos invasores franceses. 
D
consistiu na invasão de indígenas destribalizados e convertidos ao catolicismo em áreas de ocupação de nativos considerados “bárbaros” devido à prática de antropofagia. 
E
consistiu em conflitos movidos pelos portugueses contra os povos indígenas, com o intuito de apresar largas quantidades de indivíduos e submetê-los ao trabalho escravo.