Questão
Universidade do Estado do Amazonas - UEA
2009
1ª Fase
casca-uxi-amarelo-e163ac815345
A casca do uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante. No caso do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde, ensina o botânico Juan Revilla, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

(Globo Repórter, Rede Globo de Televisão reportagem sobre fitoterápicos, 14.04.2004.)

A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) e o uxi-amarelo (Endopleura uchi) são plantas amazônicas importantes pelas suas propriedades medicinais no tratamento do câncer. A primeira é uma erva que forma pequenos arbustos e a segunda se desenvolve em uma árvore frondosa. Cada uma delas tem diferentes necessidades quanto à exposição à luz solar: o uxi-amarelo é uma planta de sol, enquanto a unha-de-gato desenvolve-se bem, mesmo quando parcialmente sombreada.

No gráfico, as curvas representam as taxas de fotossíntese de ambas as plantas, e a reta indica que, para ambas, a taxa respiratória é constante.



Em função do observado no gráfico, é possível afirmar que
A
no intervalo X-Y, tanto a unha-de-gato quanto o uxiamarelo consomem na respiração a mesma quantidade de oxigênio produzido pelas suas respectivas fotossínteses. 
B
no intervalo X-Z, tanto a unha-de-gato quanto o uxiamarelo consomem na respiração mais oxigênio que aquele produzido pelas suas respectivas fotossínteses.
C
a partir do ponto Y, apenas a unha-de-gato consome na respiração mais oxigênio que aquele produzido na sua fotossíntese.
D
no ponto X, o uxi-amarelo consome na sua respiração mais oxigênio que aquele produzido na sua fotossíntese, enquanto a unha-de-gato produz a mesma quantidade de oxigênio que aquele consumido na sua respiração.
E
No ponto Z, apenas a unha-de-gato consome na respiração a mesma quantidade de oxigênio produzido na sua fotossíntese.