Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2022
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cenario-migracoes115fc3f113b
O cenário das migrações internacionais no Brasil, antes e depois do início da pandemia de Covid-19, aponta para a consolidação de fluxos migratórios entre países do hemisfério sul, o que significa uma recontextualização das fronteiras com os países vizinhos e da posição geopolítica do Brasil na dinâmica imigratória internacional. Entre 2011 e 2019, foram registrados legalmente, no Brasil, 1.085.673 imigrantes, sendo 63,22% do sexo masculino. No ano de 2019, predominaram os fluxos oriundos da América do Sul e Caribe, com destaque para a nacionalidade venezuelana (142.250), paraguaia (97.316), boliviana (57.765) e haitiana (54.182).

BAENINGER et al, 2021; Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais. 2020.

Considerando-se a dinâmica das migrações internacionais no Brasil, é correto afirmar que
A
a chegada de fluxos migratórios para o país em momento de oportuno dinamismo econômico interno reforça os paradigmas nacionais explicativos baseados na atração econômica das áreas de destino.
B
as migrações atuais apresentam, cada vez mais, dimensões transnacionais à medida que conectam contextos locais e regionais a processos globais, cenário no qual o Brasil se tornou espaço.
C
a dinâmica dessas migrações transnacionais aponta para processos migratórios compostos por diferentes grupos sociais e modalidades migratórias, ressaltando-se os vínculos construídos pelas empresas transnacionais que atraem mão de obra masculina qualificada desses países para atuar no Brasil.
D
a expansão da fronteira econômica na Região Norte do país vem consolidando, nessa região, novos polos e grandes projetos agropecuários, o que resulta em um novo mapa do destino destes migrantes transnacionais para estas novas bacias de emprego, antes majoritariamente concentradas nas Regiões Sudeste e Sul.