foi imposto o Ato Institucional nº 5, no Brasil, e a fala é uma ironia, recurso lingüístico utilizado para burlar a censura. Naquele momento, também ocorreram massivas contestações políticas na França e nos EUA.
B
ocorreu a Campanha da Legalidade, para que João Goulart assumisse a presidência da República; e a ironia da fala remete ao fato de que, nesse período, todos os avisos eram dados à população através de metáforas.
C
foi instituído o parlamentarismo, que teve Tancredo Neves como primeiro ministro; e a referência aos estudantes na fala é irônica, visto que o “diálogo” significava espancamento e prisões dos estudantes.
D
ocorreu o processo de abertura política após a explosão na festa no Rio-Centro, o que faz a ironia da palavra diálogo, utilizada na notícia, apropriada, considerando a situação vivida no período.
E
o autoritarismo militar vigorou após o golpe que depôs João Goulart, sendo que, nesse período, os setores artísticos e culturais — que se opunham ao governo — manifestavam-se, de forma uníssona, através de discursos irônicos.