Questão
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
2023
Fase Única
chegada-Getulio-Vargas644e691635
A chegada de Getúlio Vargas ao poder no Brasil promoveu grandes mudanças no cenário político, econômico e social. Foi durante a chamada Era Vargas que surgiu uma das primeiras propostas concretas para a criação do atual estado de Mato Grosso do Sul: o estado de Maracaju, em 1932. Acerca desse tema de extrema relevância para o contexto regional e nacional, é correto afirmar que:
A
o estado de Maracaju surgiu a partir dos lucros obtidos pela Companhia Matte Larangeira na exploração dos ervais nativos e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que conferiam riqueza e desenvolvimento para a região sul de Mato Grosso, permitindo e estimulando uma possível divisão do antigo território estadual.
B
o estado de Maracaju teve duração efêmera, visto que sua existência foi vinculada ao apoio dado pelas forças militares e políticas do sul de Mato Grosso à Revolução Constitucionalista de 1932, sendo que o fim da revolução paulista decretou também o fim desse estado revolucionário no Mato Grosso.
C
a divisão do antigo Mato Grosso foi conferida com o apoio dado pelas forças militares mato- -grossenses no momento da chegada de Vargas ao poder presidencial, possibilitada por meio do golpe de 1930, e que foi assegurada com apoio logístico e estratégico contra a oligarquia cafeeira que tentava impedir a ascensão de Vargas à presidência do Brasil.
D
a criação desse novo estado foi confirmada com a outorga do texto constitucional de 1934, que deu amplos poderes para Vargas, mas que se apoiava em uma ampla bancada no Congresso Nacional, onde deputados e senadores do sul de Mato Grosso, eleitos de forma indireta, apoiaram Getúlio Vargas durante seu governo; o estado de Maracaju foi dissolvido em 1937, quando o novo texto constitucional foi outorgado e o Mato Grosso foi unificado.
E
a criação de novos estados e de territórios federais fazia parte do projeto varguista de proteção da unidade territorial brasileira e visava a manter sob intensa vigilância as regiões de fronteira; a criação do estado de Maracaju esteve vinculada até a deposição de Vargas e o fim do Estado Novo, em 1945, quando o Brasil retomou sua normalidade constitucional e democrática.