Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cidade-Idade-Media-e129d8410bcd
“A cidade da Idade Média é uma sociedade abundante, concentrada em um pequeno espaço, um lugar de produção e de trocas em que se mesclam o artesanato e o comércio alimentados por uma economia monetária. É também o cadinho de um novo sistema de valores nascido da prática laboriosa e criadora do trabalho, do gosto pelo negócio e pelo dinheiro.” 

(LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: Editora Unesp, 1998, pag. 25) 

O extrato do texto de LE GOFF explicita a cidade medieval como um espaço dinâmico e emergente de novas culturas e valores. Assinale a alternativa CORRETA a respeito desse espaço: 
A
Nos burgos desenvolveram-se as corporações de ofícios. Cada corporação reunia especialistas de diversas áreas sem noção de hierarquia. Desde o aprendiz até o mestre-artesão, todos gozavam dos mesmos direitos e obrigações. 
B
O estilo de vida dos habitantes dos burgos era bem parecido com o estilo de vida nos feudos. Não havia comércio e circulação de mercadorias e os burgos não podiam obter autonomia, ficando sempre dependentes de um senhor feudal. 
C
Na Idade Média toda atividade intelectual foi proibida; dessa forma, pode-se afirmar que não houve nenhum tipo de progresso tecnológico, pois a Igreja Católica não permitia e, por isso, esse período foi denominado de Idade das Trevas. 
D
No final da Idade Média, a burguesia não tinha interesse na centralização política, pois isso significaria unificar leis, moedas, padrões de pesos e medidas, o que, na prática, atrapalharia a produção e comercialização de produtos. 
E
Os burgos se constituíam muitas vezes a partir de antigas cidades romanas abandonadas, que foram recuperadas e voltaram a prosperar. Outras vezes aglomerados se erguiam em encruzilhadas de rotas comerciais terrestres, em regiões de feiras ou às margens dos rios. Havia também aglomerações formadas em torno de antigos castelos, que extrapolaram os limites das muralhas originais.