As cidades não se distinguem apenas pela concentração de população, mas principalmente pela quantidade e qualidade de serviços que oferecem como rede bancária, hospitais, escolas, clubes e centros de abastecimento. Estes elementos determinam a existência de uma hierarquia urbana, dividida em cinco tipos de categorias, nas quais as cidades são agrupadas. Observe com atenção as cinco categorias expostas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a primeira e a segunda coluna.
1ª COLUNA
1. Centro Regional
2. Capital Regional
3. Centro Sub-metropolitano
4. Metrópole Regional 5. Metrópole Nacional
2ª COLUNA
( ) Cidade que comanda toda a rede urbana, caracterizando-se como uma metrópole poderosa, que engloba em sua esfera de influência outros grandes centros urbanos regionais. Destaca-se nesta categoria a cidade do Rio de Janeiro.
( ) Cidade que comanda um pequeno número de cidades à sua volta, mas sua influência não chega a invadir a área de outro centro regional. Temos como exemplos: Ponta Grossa (PR) e Ilhéus (BA).
( ) Cidades com acentuado grau de polarização como Ribeirão Preto (SP) e Florianópolis (SC), que sobrepõem suas influências à de algumas capitais regionais, porém não dispõem de independência em relação à metrópole regional de sua área.
( ) Cidade que exerce influência sobre vários centros regionais polarizados em torno dela. Em geral seus limites não ultrapassam os estaduais como Uberaba e Uberlândia conhecidas como as "capitais do Triângulo Mineiro".
( ) Cidade cuja influência ultrapassa os limites estaduais polarizando diversas capitais regionais, com a influência de serviços qualificados que exigem um porte urbano maior e a população é mais numerosa. Nesta categoria podem ser incluídas: Curitiba, Recife, Salvador e Porto Alegre.
A seqüência numérica correta, de cima para baixo, na 2ª coluna , é: