Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2018
2ª Fase
cientista-James-D194613938ef
Discursiva
O cientista James D. Watson escreveu, em seu livro autobiográfico DNA – O Segredo da Vida, que foi atraído pelo tema dos genes ao ler o livro do físico Erwin Schrödinger, publicado em 1944. Nesse livro, o autor argumentava que a vida poderia ser concebida em termos de armazenagem e de transmissão de informações biológicas, e que essas deveriam estar comprimidas nos cromossomos. Watson pensou, então, que, para entender a vida, precisaria identificar as moléculas formadoras do cromossomo e decifrar o seu código. Watson, junto a Francis Crick, conseguiu, em 1953, descrever o modelo de dupla hélice do ácido, que guarda a informação genética de todos os organismos vivos. 

Responda as questões a seguir, referentes ao código genético e aos ácidos nucleicos.

a) Por que dizemos que o código genético é redundante/degenerado?
b) Seguindo a regra de Chargaff, se um dado fragmento de DNA apresenta 100 pares de bases nitrogenadas, das quais 54 apresentam adenina, quantos nucleotídeos com citosina haverá no fragmento em questão? 
c) Qual foi a contribuição dos cientistas Meselson e Stahl para o conhecimento acerca da duplicação da molécula da vida, o DNA?
d) Esquematize dois nucleotídeos de DNA, indicando, com uma seta, a ligação fosfodiester.