“A ciranda vem da cultura popular, feita, majoritariamente, por pessoas negras. Começou em fundos de quintal, promovida com luz de candeeiro, mestre no centro da roda, cantigas e rimas. A manifestação foi levada para os clubes sociais, para as ruas e passou a integrar o calendário de festas" - Hamilton Santos, vice-presidente da Associação de Cirandas de Pernambuco. A Ciranda do Nordeste é uma manifestação cultural que une música e poesia para embalar uma dança de roda. Ela possui singularidades estéticas, poéticas e musicais que a diferenciam de outras modalidades de cirandas praticadas no Brasil. Além disso, ela tem diferenças dependendo da região que é praticada: mais lenta na zona da mata pernambucana e mais rápida no Recife, por exemplo. Além de Pernambuco, a Ciranda do Nordeste é encontrada em estados como Alagoas e Paraíba.
(UOL. Surgida em fundos de quinta, Ciranda do Nordeste vira patrimônio do Brasil. Set/2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimasnoticias/redacao/2021/09/03/surgida-em-fundos-de-quintal-ciranda-do-nordeste-vira-patrimonio-do-brasil.htm. Acesso em: 22/09/2021)
Em agosto de 2021, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reconheceu a Ciranda do Nordeste como Patrimônio Cultural do Brasil. A importância desse reconhecimento está diretamente relacionada