- A circulação pode ser definida, de uma forma geral, como o fluxo ou a convecção de um fluido corporal (sangue) através de um sistema de vasos tubulares ou outras passagens que levam esse fluido a todas as partes do corpo. Do ponto de vista funcional, a circulação é o fluxo do fluido impelido por pressão, que rapidamente transporta O2, CO2, nutrientes, resíduos orgânicos, hormônios, agentes do sistema imune, calor e outros elementos.
O sistema circulatório é constituído por uma ou mais bombas e canais elásticos por onde o sangue flui. A bomba (ou coração) é circundada por músculos que, ao se contraírem, provocam uma redução de volume e impulsionam o fluido. A existência de válvulas na bomba e nos vasos garante que o sangue não seguirá em fluxo contrário, permitindo que grandes veias possam bombear o sangue de forma eficiente, até mesmo contra a força da gravidade, como acontece nas pernas.
Nos mamíferos, a circulação sanguínea é fechada, pois o sangue percorre dentro de câmaras cardíacas e vasos sanguíneos. Além disso, a circulação sanguínea é dupla, dividida em circulação pulmonar e circulação sistêmica.
GASPAROTO, O. C. et al. Fisiologia animal comparada. Florianópolis: BIOLOGIA/EAD/UFSC, 2011. (Adaptado)
Assinale a alternativa correta.