Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2011
Fase Única
citacoes-foram-extrai241028451d0
As citações abaixo foram extraídas das obras de dois pensadores iluministas. Leia-as atentamente e, em seguida, faça o que se pede.

(...) Não é sem razão que o homem (...) tem ideia de se unir para a preservação mútua de suas vidas, liberdades e bens, a que chamo pelo nome geral de propriedade (...) sempre que os legisladores tentam subtrair (...) a propriedade do povo, ou reduzi-lo à escravidão, ao poder arbitrário, o povo fica com isso liberado de qualquer outra obediência.

Locke, J. Os Dois Tratados do Governo Civil. São Paulo: Abril, 1979.

É uma experiência eterna a de que todo homem que tem poder é levado a abusar do mesmo; ele vai até o ponto em que encontra limites (...) Para que seja impossível abusar do poder é preciso que pela disposição das coisas o poder freie o poder.

Montesquieu. Do espírito das leis. São Paulo: Abril, 1979.

Leia as afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.

I. Segundo Locke, a preocupação com a conservação da vida, da liberdade e da propriedade levou os homens a se unirem em uma sociedade política.

II. Para Locke, mesmo que as ações do governo não correspondam aos princípios que informaram sua constituição, o povo não tem o direito de insurgir-se.

III. Para Montesquieu, o abuso de poder é uma tendência inerente aos indivíduos ou grupos que ocupam cargos no poder público.

IV. Para Montesquieu, a separação de poderes é essencial no sentido de impedir que haja abuso de poder.
A
Todas estão corretas.
B
Apenas I, II e III estão corretas.
C
Apenas I, III e IV estão corretas.
D
Apenas II, III e IV estão corretas.
E
Apenas I e IV estão corretas.